Gestão Greca tem nota alta na área de Educação

Prefeito Rafael Greca, candidato à reeleição pelo DEM, visita escola que atingiu 8,1 no Ideb

O esforço de professores e alunos, aliado a investimentos em melhorias em infraestrutura, trazem retorno. A prova é a Escola Municipal Professora Lina Maria Martins Moreira, que atingiu nota 8,1 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e está entre as 10 melhores escolas públicas do Brasil. Nesta terça-feira (13/10), o prefeito Rafael Greca, candidato à reeleição pelo DEM, visitou colégio que fica no Campo Comprido.

“A escola é orgulho de Curitiba, que pelo saber dos seus professores e alunos foi destacada em nível nacional e representa o nosso modelo de Educação. A partir da Universidade do Professor, do programa Veredas Formativas, dos Faróis do Saber e da Inovação, das Linhas do Conhecimento, de maneira generosa nós repartiremos tudo o que se sabe com os nossos curitibinhas”, disse Greca.

Ao ratificar seu “veemente compromisso com a causa da Educação”, o prefeito citou que Curitiba avançou de 6,4 para 6,5 atingindo a meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

para a cidade, superando a média nacional para os anos iniciais que é 6,0. Desde o início da gestão, em 2017, nenhuma escola apresentou resultados inferiores a 5,0 – saíram desse patamar, elevando as notas todas acima de 5,3.

O caso da Escola Municipal Professora Lina Maria Martins Moreira é pioneiro na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e vem acompanhado de outras vitórias. A capital paranaense é, por exemplo, primeiro lugar no País em menor taxa de distorção entre idade e série, ou seja, Curitiba é a cidade mais inclusiva, equitativa e garante educação de qualidade.

Os destaques não param por aí. A Rede Municipal tem 93,8% de suas escolas com nível proficiente ou avançado em Português. Nenhuma insuficiente. Em Matemática, 82% das escolas apresentam nível proficiente ou avançado. Também nenhuma insuficiente.

Mais Educação – Para que a Educação curitibana se consolide entre as melhores do Brasil, o prefeito Rafael Greca está propondo para sua próxima gestão a construção de novas creches (10) e a ampliação de 2.000 vagas, construção de uma nova escola de tempo integral, ampliação do número de escolas de tempo integral 100 para 125 unidades, mais 10 novas unidades do Farol do Saber e Inovação, levar a energia solar para 20% das unidades educacionais do município, ampliação do Curitibinhas Poliglotas para 100% das unidades.

As propostas incluem ainda os Cadernos Pedagógicos – Unidades Curriculares de Transição como apoio pedagógico para todo o ensino fundamental, a renovação do parque tecnológico, a implantação de sistema próprio de gerenciamento do fundo rotativo e do sistema online de regularização das unidades, a manutenção do desenvolvimento profissional docente com vagas internas e para a comunidade, a construção de quadras poliesportivas, novo concurso para professores e funcionários da educação e intercâmbio estrangeiro para formação de professores, criação do centro de atendimento educacional especializado para síndrome de down e a inserção da matéria de economia doméstica no currículo do sexto ao nono ano.