Greca estreia live semanal debatendo mobilidade

Estreia da “Conversa com o prefeito Rafael Greca” foi acompanhada por 6.650 espectadores em três plataformas

O prefeito Rafael Greca estreou na noite desta quinta-feira (8/10), às 20h, as lives semanais nas redes sociais de sua campanha eleitoral para reeleição à Prefeitura de Curitiba. Descontraído, dinâmico e com muita interação, o bate-papo ao vivo pela internet do candidato do DEM vai ocorrer toda quinta-feira, sempre às 20h, e propõe um debate com os eleitores sobre os temas de maior interesse dos curitibanos. Mobilidade urbana foi o tema da primeira live semanal de Greca na campanha.

A estreia da “Conversa com o prefeito Rafael Greca” foi acompanhada por 6.650 espectadores em três plataformas (Facebook, Instagram e YouTube), com mais de 15 mil comentários, reações e compartilhamentos. Uma hora após o término da live, cerca de 10 mil pessoas já tinham sido alcançadas pela transmissão ao vivo de Greca e o vídeo completo continua no ar para quem quiser conferir as propostas (confira no link: https://www.facebook.com/191644047572141/videos/1387814504754586).

Greca iniciou a live agradecendo a corrente de orações pela recuperação dele e da primeira-dama Margarita Sansone, que estiveram internados com pneumonia causada por covid-19.  “Sentimos todas as boas energias que vocês nos transmitiram. Agora recuperados, estamos 100% dedicados a servir Curitiba e os curitibanos, agora com redobrada energia”, disse o prefeito.

Greca fez questão ainda de destacar o trabalho das equipes que os atenderam, em especial dos médicos Clóvis Arns da Cunha e Maicon Ramos Pinto, e ressaltou a eficiência do SUS Curitibano.

Em quase 40 minutos de bate-papo ao vivo pela internet, Greca respondeu a perguntas dos eleitores, compartilhando suas propostas para elevar Curitiba a um novo patamar de desenvolvimento e inovação na área de mobilidade urbana.

Ele explicou que o grande passo para uma nova revolução no transporte curitibano é o projeto do Inter 2, que prevê a implantação de ônibus elétricos, novos terminais e pontos inteligente e sustentáveis, inclusive com integração com outros modais (bicicletas e carros), para as linhas que cruzam 28 bairros da cidade e são as que mais transportam passageiros fora dos eixos estruturais. O prefeito contou também que o Ligeirão Leste-Oeste, que liga Pinhais a CIC, também será requalificado nos próximos quatro anos.

Greca destacou ainda que o novo Plano de Estrutura Cicloviária deverá duplicar a malha atual de ciclovias da capital nos próximos quatro anos, chegando a 500 km. Ele lembrou que, já na primeira etapa do plano, a cidade ganhou 28,8 km de novas vias para bicicletas, que integram importantes eixos de transporte, como a Avenida República Argentina e a Rua Padre Anchieta, entre as universidades e locais de grande fluxo de pessoas. Até o fim deste ano, serão 51 km em vias para os ciclistas.  

Calçadas, saibro e asfalto também foram temas de perguntas dos eleitores durante a live. Greca lembrou que, em quase quatro anos de gestão, a capital ganhou 475 km de asfalto novo e que dentro do programa Asfalto sobre Saibro, 53 ruas e seus mais de 11 quilômetros que servem bairros de nove das dez administrações regionais já receberam infraestrutura de drenagem (galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio) e asfalto novo. “Até 2024, faremos mais 500 km de asfalto novo e ruas de saibro darão lugar a vias asfaltadas”, afirmou.

O prefeito anunciou ainda a ideia do programa “Caminhar Melhor”, com ações de estímulo à renovação das calçadas e a implantação de pisos acessíveis, seguros e confortáveis – como aconteceu na Rua Voluntários da Pátria e no Largo da Ordem – nos bairros da cidade.