Greca vistoria obras e binário no bairro Cajuru

Prefeito lança proposta para sua próxima gestão: “Caminhar Melhor”. A ideia é investir R$ 40 milhões em calçadas  

O prefeito Rafael Greca, candidato à reeleição pelo DEM, vistoriou nesta quinta-feira (8/10) obras em andamento e entregue no Cajuru. Greca acompanhou os trabalhos da intervenção de drenagem no córrego Jardim Natália e de pavimentação da Rua Doutor Alvim Messias. Também foi ao binário formado pelas ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, já implantado, e conversou com moradores do bairro.

A intervenção de drenagem, que está em andamento, no Córrego Jardim Natália compreende serviços de contenção de taludes com estruturas em forma de gabião. O gabião são aquelas muralhas de pedra envoltas por uma malha metálica. O objetivo da obra é garantir mais segurança à população contra cheias e as consequentes inundações.

“Xô, enchentes! Na antiga ‘Boca do Mato’, a obra do Córrego do Jardim Natália, na Rua da Harmonia, alcança 500 metros de canalização com gabiões de pedra britada nas encostas e eliminação de 5 bueiros estreitos antigos represadores das águas”, explicou Greca.

Também no Cajuru, Greca foi verificar como está o funcionamento do binário implantado na Rua Niterói. E foi lá no Cajuru, no cruzamento da Niterói com a Rua Engenheiro Costa Barros, que o prefeito lançou a proposta para sua próxima gestão chamada “Caminhar Melhor”. A ideia é investir R$ 40 milhões, já a partir de março de 2021, em calçadas.   

“A nossa proposta vai começar aqui, no binário das ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, no meu Cajuru querido. Onde tem calçada feita pelo proprietário do imóvel, a estrutura será preservada. Onde não tiver, nós faremos as calçadas. O projeto vai favorecer o caminhar acessível, seguro e confortável nos bairros da nossa amada Curitiba”, disse Greca.  

Mesmo antes da implantação do binário, foram realizadas melhorias na região. Além da adequação geométrica, em 2019, a Rua Niterói ganhou asfalto novo no trecho de 1.115 metros entre a Rua Natal e a BR-277. A intervenção de reciclagem do pavimento deixou a via mais segura e confortável para motoristas e passageiros.

O mesmo trecho da Rua Niterói também passou a contar com luminárias de LED em trinta pontos de iluminação pública. A modernização do sistema trouxe mais eficiência luminotécnica para a via, garantindo melhor luminosidade e economia no consumo de energia elétrica. As luminárias de LED também foram instaladas na Rua Sebastião Marcos Luiz, que compõe o novo binário com a Rua Niterói.

Para que a drenagem da Rua Niterói funcione de forma mais eficaz e sejam evitados transtornos para os moradores, foi instada a nova galeria de águas pluviais, composta por 629 metros de tubos de um metro e de oitenta centímetros de diâmetro.

Fim do pó e da lama – Greca visitou ainda as obras na Rua Doutor Alvim Messias, no trecho de 122 metros entre as ruas Tailândia e Ceilão. A via de saibro está recebendo estrutura de drenagem (galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio) e nova base para o pavimento asfáltico, que coloca fim à poeira e à lama típicas do piso de saibro.

“É a última lama da Rua Doutor Alvim Messias, que está sendo atendida pelo nosso programa de asfalto no saibro. A via conhece nas primeiras chuvas de outro de 2020 os seus últimos dias de lama”, apontou Greca.

O programa asfalto no saibro já mudou a realidade dos moradores de 53 ruas nas suas duas primeiras etapas e, agora, entrou na terceira fase, abrangendo mais 74 vias.